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10 Atitudes de uma confeiteira de sucesso

Publicado: 06/06/2018 por: Simone Vasconcellos

Talvez você esteja se perguntado “não é preciso ter talento?" É claro que o talento é importante, mas essas ações vão transformar o jeito que você coordena seu próprio dom!

Ao estudar, fazer cursos, conhecer técnicas e treinar conseguem despertar talentos que não sabiam existir. 

Treinar sempre e aprender novas técnicas. Investindo em conhecimento continuamente.  Abaixo separei as 10 principais características para ser um (a) confeiteiro (a) de sucesso:

1 - Acreditar em si mesmo - Se você não consegue enxergar todas as qualidades incríveis que tem, faça um balanço de tudo que já fez de bom na vida, tudo que já conseguiu conquistar e imagine tudo que pode alcançar. Procure ler histórias de sucesso de outras pessoas e você buscará inspiração.  Muitas pessoas começaram sem nada e construíram impérios. A sua história de onde você veio e aonde chegou ou pode chegar deve ser sempre lembrada e respeitada.

2 - Treinar e aprender sempre novas técnicas – Estude e invista em conhecimento contínuo. Aulas, vídeos e cursos são importantes para quem quer começar na profissão. É sempre é possível aprender algo novo mesmo quando não há cursos em sua cidade. Na internet você encontra profissionais de alta qualidade dispostos a ensinar e passar técnicas.

3 - Colocar amor no que faz – Não foi à toa que Steve Jobs disse: “o segredo do sucesso é amar o que faz”. Quando uma pessoa ama o que faz, ela se destaca entre os demais. Quem ama o que faz é capaz de colocar alegria e paixão em seus bolos e isso irradia para o universo atraindo boas energias, mais clientes e maior satisfação a si mesmo. O amor nos motiva e dá sentido a tudo que fazemos.

4 - Ficar atento às tendências do mercado - Manter-se competitiva no mercado exige planejamento e estratégia. Estar atento às tendências é essencial para o seu crescimento. Assim você pode traçar metas realistas e encontrar meios de se diferenciar entre os concorrentes.  Observe a concorrência, estude os hábitos de seus clientes, fique atento a novos produtos e ferramentas que são lançadas na internet ou em feiras e eventos.  Assim você fará investimentos mais assertivos em equipamentos, produtos e propaganda.

5 - Ter atenção máxima à qualidade - O primeiro passo para controlar a qualidade de seus produtos é a padronização das receitas, dos procedimentos e dos processos de fabricação.  É importante que seu cliente consiga comer um bolo exatamente igual ao que foi comprado da outra vez ou experimentado de outro cliente que indicou.  Para isso é necessário que as receitas sejam seguidas à risca. 

 6 Ter organização e higiene – Trabalhar com alimentos requer muito cuidado com a higiene e a organização ajuda muito nisso.  Existem padrões estabelecidos aonde o principal objetivo é a produção e comercialização de produtos seguros para a saúde do consumidor. Procure se informar das regras básicas para isso.

7 - Rede de relacionamentos – Toda a rede de pessoas que você conhece e que ainda vai conhecer faz parte deste relacionamento e são clientes em potencial. Algum amigo de seu amigo pode pedir uma indicação ou você poderá precisar de uma indicação para trabalhar com você.  Procure ter sempre cartões ou folhetos do seu produto em todos os lugares que for: Cabeleireiro, reuniões escolares, médico, dentista, etc. Peça sempre para deixarem que coloque alguns cartões no balcão para que outros que vierem depois possam pegar. Além disso, o Facebook e Instagram são muito uteis também.

8 - Ser criativo e Inovador – Para crescer e se destacar é necessário estar sempre criando e inovando. Isso lhe dá uma expressiva vantagem competitiva. Para isso esteja atento a produtos e ferramentas que tenham no mercado e novas utilizações. Invente! Surpreenda o mercado e os clientes com novas criações. Ter seu estilo é fazer as coisas de maneiras diferentes.

9 - Encantar seu cliente - A concorrência acirrada e o mercado globalizado deixam os preços dos produtos e serviços cada vez mais competitivos. Encantar os clientes é o que separa grandes vendedores dos amadores. Ter sempre o seu produto pronto e fresco para servir ao cliente que vem conhecer seu trabalho é muito importante. Amostras do que ele quer comprar para degustar e até do que não veio comprar (ele poderá indicar para outros) pode fazer toda a diferença. Não se esqueça de que se ele estiver acompanhado, todos devem ser bem servidos.  Um brinde ou algo a mais para ele levar como lembrança também é bem visto.

10 - Saber ouvir críticas Isso é essencial para seu crescimento profissional. Seja sincero, você sabe ouvir críticas?  Para a maioria das pessoas isso não é comum. É necessário reconhecermos nossas falhas e sabermos transformar a falha em algo positivo. Ao invés de rebatê-las devemos parar e analisar o que foi dito.  Isso poderá nos ajudar a achar algum “ponto cego” no trabalho. Devemos ser gratos a quem criticou por ter coragem de falar para nós e não de nós. Isso vai ajudar a melhorar cada vez mais a qualidade.


O mercado de confeitaria no Brasil está crescendo muito nos últimos anos. Nesse cenário, a confeitaria artística está ganhando destaque e gerando muitos empregos e negócios.

Então, se você está pensando em fazer um curso de confeitaria, tenha em mente que essa pode ser realmente uma excelente escolha para ganhar um bom dinheiro, seja trabalhando em padarias e confeitarias, seja investindo no próprio negócio.

 

Bons negócio$!

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